7 ° Dúvidas mais frequente sobre o ar condicionado

 

 

1ª Quem inventou e quando?

Foi em 1902 que Willis Carrier, um engenheiro de 25 anos formado pela Universidade de Cornell, nos EUA, inventou um processo mecânico para condicionar o ar. O controle do clima finalmente foi colocado em prática, na verdade, para resolver o problema de uma empresa de impressão em dias quentes de Nova York, onde foi feita a primeira instalação por Carrier.

2º O que é BTU?

É a sigla de British Thermal Unit, a unidade de potência inglesa tradicionalmente usada para medir a potência do ar condicionado, pois quanto maior o BTUs, maios a sua capacidade de refrigeração.

3º Qual a capacidade ideal em BTU para o meu ambiente?

Temos que levar em consideração na hora da compra do equipamento alguns fatores para saber qual a capacidade ideal para o ambiente que será climatizado, levando em consideração as seguintes instruções;

– Tamanho do ambiente em m²

– Pessoas fixas no ambiente

– Quantidade de eletrônicos

– Quantidade de Janelas

– Período de exposição ao sol ( dia todo , manhã ou tarde  )

Para que você não se engane na hora da compra nós podemos te ajudar, com uma maneira fácil e pratica calculamos a sua necessidade.

4º Existe uma temperatura exata para o ar condicionado?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa ) diz que a temperatura ideal para um ambiente fechado é entre 23°C e 26°C, isso independente do calor do  lado externo.

5º O que é unidade condensadora “UC”?

É a parte externa responsável por realizar a trova de calor através da serpentina por onde o gás “fluido refrigerante” entra e passa por um processo de resfriação, assim ele entra em estado de condensação e se transforma em estado líquido. Com isso ela também recebe a ajuda da ventilação externa que passa pelo trocador de calor, fazendo assim a resfriação do gás no interior do sistema.

6º O que é unidade evaporadora “UV”?

É aparte interna do aparelho, na qual é responsável por transferir o calor do ambiente para o fluido refrigerante que está em circulação, com isso o fluido que está em estado líquido se transforma em gás. E com esse processo a evaporadora realiza a troca de calor e mantem a temperatura da qual foi escolhida.

7° O que é tecnologia inverter?

A tecnologia inverter faz com que o compressor funcione sem oscilação para manter a temperatura adequada. Com isso não há picos de energia, o que pode significar uma economia de até 50% na conta de luz, comparado aos equipamentos convencionais. Além de ser muito mais silencioso e ter uma melhor fluidez de ar, ele também é amigo do meio ambiente, porque o gás utilizado no sistema é ecológico.